Profissão Detetive particular. Mikhail Sekhin sobre as características de uma investigação privada em Bryansk.
A Inglaterra é um dos primeiros países da Europa onde apareceram detetives particulares que aprenderam a resolver crimes tão bons quanto os representantes oficiais da lei. Os Sherlocks modernos não usam chapéus, não fumam cachimbos e ainda são raros para regiões como Bryansk. De acordo com os policiais locais, aqueles que podem fornecer oficialmente serviços de investigação privada, temos apenas algumas pessoas. Um deles é o ex - tenente-coronel da polícia de Bryansk, Mikhail Sekhin. Ele conduz suas próprias investigações, de vez em quando expondo trabalhadores desonestos a grandes empresas ou empresas de um dia, e também ajuda a limpar maridos e esposas infiéis. Devido às especificidades do Trabalho de Michael, não podemos postar uma foto do nosso convidado. Mas ele ficou feliz em compartilhar com os leitores da aif - Bryansk as características de um detetive particular.
A experiência resolve tudo
Olga Momomt, "aif-Bryansk": Mikhail, diga-nos quem é um detetive particular e quem pode se tornar um hoje?
Mikhail Sekhin: o trabalho dos detetives é regulado pela Lei "sobre atividades privadas de detetive e segurança na Federação Russa". Para fornecer esses serviços legalmente, você precisa ter uma licença especial emitida no Ministério da defesa regional. Você pode obtê-lo por um ex-representante da aplicação da lei, que tem experiência em atividades de busca, ou por alguém que tenha passado por cursos preparatórios especiais. O requisito para o candidato é apenas um – ele não deve ter nenhum problema com a lei. Além disso, ele precisará passar por uma consulta médica todos os anos, incluindo um psiquiatra e um narcologista. Tanto quanto sei, ninguém fez cursos em Bryansk. Todos os que trabalham nesta área hoje são da polícia. Você precisa aumentar seu nível profissional regularmente. Existem até treinamentos especiais. Compartilhamos constantemente experiências com colegas de outras regiões. Por exemplo, sou membro da Associação Internacional de detetives particulares e presto serviços não apenas na Rússia, mas também no exterior. Entre os clientes estão espanhóis, italianos e americanos.
- A atividade de detetive na Rússia e no exterior é diferente?
- Os Serviços de agências de detetives estrangeiros são muito mais amplos, porque é muito mais fácil trabalhar lá. Mas há muita concorrência, o que não pode ser dito sobre nós. E se na capital e em outras grandes cidades russas essa prática é comum há muito tempo, então, para regiões de menor magnitude, ainda é uma inovação. A crise econômica também afetou. Desde 2013, o número de principais empresas clientes diminuiu. Mas o número de fraudes financeiras, pelo contrário, aumentou.
Embora às vezes você não saiba quem é mais imprevisível: um criminoso reincidente ou um marido furioso que foi traído por sua esposa?
- Falas com ex-colegas da polícia?
- A lei nos proíbe de usar bancos de dados de aplicação da lei. E se, por exemplo, estamos falando de uma investigação paralela sobre a qual um processo criminal foi iniciado e está em andamento, também somos obrigados a notificar a AMM. Eles, a propósito, não precisam nos encontrar. Mas na maioria dos casos, sua cooperação não é necessária. Como agir em uma determinada situação, sugere a experiência profissional.
DOSSIÊ
Mikhail Sekhin se formou na BITM (agora BGTU) com especialização em Engenheiro de construção de carros, depois na Faculdade de direito da filial de Bryansk do Instituto de direito de Moscou. Por um longo tempo, ele trabalhou na investigação criminal, no departamento de combate ao crime econômico e à investigação. Em 2011, ele se aposentou como tenente-coronel. Em 2012, ele recebeu uma licença para atividades de detetive.
Para ser justo
- Com que Pedidos as pessoas vêm até você, o que elas querem alcançar?
- Justiça. Alguém não confia na investigação e quer conduzir sua própria investigação, alguém duvidou de sua segunda metade. Mas, na maioria das vezes, não são os bryanets comuns que recorrem, mas os líderes de algumas grandes empresas e empresas. Eles pedem para coletar e verificar os dados de uma pessoa que se candidata a um cargo alto na empresa ou examinar cuidadosamente o contratado com quem eles estão prestes a fazer um acordo multimilionário. Há muitos casos em que as empresas podem realmente contratar um funcionário descuidado ou se envolver em uma fraude duvidosa. Voltando-se para mim como um detetive frequente, as empresas economizaram milhões de rublos. E às vezes você se alegra que medos terríveis não foram confirmados. Especialmente quando se trata de salvar famílias. No outro dia, houve um caso: o marido estava confiante de que sua esposa o estava traindo e pediu para rastrear e fotografar a infiel. A esposa realmente namorava secretamente um homem, mas não era um amante, mas um amigo de infância que precisava de ajuda, mas a mulher hesitava em contar ao marido sobre isso. No final, eles conversaram e as coisas se resolveram.
- É difícil passar despercebido durante, por exemplo, espionando alguém?
- Não estou a fazer vigilância. Para isso, existem pessoas especialmente treinadas que me ajudam. Minha tarefa é coordenar o trabalho, orientar e procurar maneiras de extrair as informações necessárias. Embora eu passe a maior parte do trabalho sozinho. Nunca foi necessário alterar a aparência para o trabalho, e entre meus colegas há aqueles que recorreram ao disfarce.
- Existe um risco para a vida em sua profissão?
- Há sempre um risco, mesmo porque os golpistas que você expôs podem se vingar. Houve ameaças contra mim. E não apenas por causa das minhas atividades de detetive particular, mas também enquanto trabalhava na polícia. Mas eu tento ter cuidado. Embora às vezes você não saiba quem é mais imprevisível: um criminoso reincidente ou um marido furioso que foi traído por sua esposa?
Nenhuma mágica
- Por que as pessoas ainda recorrem aos Serviços de detetives particulares, porque há a polícia, o Comitê de investigação e o ministério público, eles realmente não confiam?
- Há muitas razões. Alguém realmente teve uma experiência ruim com representantes da aplicação da lei, mas não se trata apenas de confiança. Algumas coisas, como, por exemplo, a verificação do fundador ou contraparte estrangeira, a polícia não estará envolvida se, de acordo com esse fato, não houver investigação criminal. Em alguns casos, as pessoas simplesmente não sabem como ou para onde ir.
- Houve pedidos incomuns dos clientes?
- Instale uma "escuta" ou uma câmera de vídeo no apartamento de outra pessoa. Ou, por exemplo, fabricar provas para condenar o marido ou a esposa em tribunal por infidelidade conjugal. As pessoas não percebem que tudo isso é ilegal, e nenhum detetive licenciado que valorize sua reputação jamais assumirá um risco tão injustificado. E se você concordar, provavelmente, você é um fraudador.
- Que outros estereótipos de filmes sobre detetives você teve que desmascarar?
"Às vezes somos confundidos com xamãs ou com pessoas que têm superpoderes, pelo menos. Muitas vezes, as mulheres se voltam, confiantes de que seus maridos foram enfeitiçados e pedem para devolver o cônjuge de volta à família de qualquer maneira. Alguém está a pedir para encontrar uma pessoa desaparecida com um psíquico. Imediatamente tento educadamente explicar às pessoas que não fazemos essas coisas. Já vi filmes de mistério sobre agentes secretos, então eles pensam que na vida tudo é assim. Somos detetives, não magos.