Detetive particular sobre a busca de pessoas desaparecidas: por que as pessoas desaparecem.
A questão do desaparecimento das pessoas sempre se preocupou: centenas de anos atrás, uma pessoa poderia sair de casa e não voltar. Hoje, no rádio e na televisão, bem como na mídia, literalmente, todos os dias há informações sobre o desaparecimento de pessoas. E mesmo todas as conquistas da tecnologia moderna e do progresso científico e tecnológico não ajudam a resolver esse problema. Encontrar pessoas desaparecidas é um problema urgente de todos os "tempos e povos", incluindo os tempos modernos, que certamente requer uma solução imediata.
1-PARTE DO ARTIGO.
De acordo com as estatísticas oficiais do Ministério da Administração Interna, todos os anos na Rússia é procurado de 80-120 milhares de pessoas desaparecidas. E isso é apenas de acordo com dados oficiais e de acordo com dados não oficiais – esses números são três vezes maiores. Depois de ouvir fatos tão terríveis, involuntariamente nos perguntamos: quem é o culpado por isso e o que fazer?
O problema de encontrar pessoas desaparecidas, como dizem, diz respeito diretamente ao nosso portal de informações: nas páginas de nosso recurso, abordamos repetidamente tópicos relacionados à busca de pessoas por detetives particulares e cobrimos muitas questões relacionadas a esse problema. E hoje queremos trazer à sua atenção informações interessantes sobre onde as pessoas estão desaparecendo e quem está por trás disso? O detetive particular Vyacheslav Demin responderá a essas perguntas, no passado – um ex-agente que vem lidando com esse problema há vários anos. No entanto, como Vyacheslav Demin, ele é conhecido principalmente por amigos e colegas, mas para o resto ele é um anjo da Glória. O detetive particular recebeu esse apelido por causa de sua especialização — ele puxa pessoas de inúmeras seitas, que, em sua opinião, são os principais "caçadores de almas perdidas".
- Como foi a sua carreira como detetive?
- Comecei a trabalhar como ópera em Moore e ainda acredito que a melhor escola de detetive sempre esteve lá. Em 1995, fui reconhecido como um dos Cem melhores detetives da Rússia. Depois disso, ele foi promovido — para o aparato central do Ministério da administração interna. Sob a linha de investigação criminal, ele supervisionou a investigação de fraudes em toda a Rússia. Mas então fui à guerra chechena e, depois de assinar os acordos de Khasavyurt, decidi por mim mesmo — não quero trabalhar em um sistema em que tudo esteja arruinado e corrupto. As leis no estado eram, mas não funcionavam, mas não havia lei, não havia pecado — muitos acreditavam que você poderia fazer o que quisesse. Trabalhei na guerra e, portanto, me aposentei calmamente e decidi tentar — me no campo da investigação privada-não é à toa que, no final, sempre funcionou melhor para mim do que para muitos outros. E, em geral, além de pegar bandidos, não sei mais nada.
- Por que você decidiu procurar pessoas desaparecidas?
— Mesmo quando trabalhei no gabinete do Ministério da Administração Interna, foi adotado um novo Código Penal, no qual apareceu o artigo 239 — "a organização de uma associação que invade a identidade e os direitos dos cidadãos". Estas são principalmente associações religiosas e sociais associadas à violência contra o homem. Antes disso, acreditava-se que não havia tais organizações religiosas no país, ou melhor, existem, mas pequenas, clandestinas, que pertenciam mais à categoria de grupos sectários. A gerência me pediu para preparar uma ajuda detalhada sobre o assunto. Eu me envolvi, como dizem agora, na análise situacional em uma base científica: avaliei as mudanças na formação sócio-política e impus a esse processo tipos completamente novos de ações que caem sob a influência do Código Penal. Era óbvio que os grupos sectários estavam envolvidos no desaparecimento das pessoas na maioria dos casos. Além disso, fiquei impressionado com os números. No final da existência da União Soviética, cerca de 60 mil pessoas desapareceram anualmente no país. Em comparação, nos EUA na época, havia cerca de 300 mil pessoas desaparecidas por ano. Agora, na Rússia, de acordo com minhas estimativas, mais de 300 mil pessoas desaparecidas são procuradas anualmente, ou seja, igualamos a esse respeito com os americanos, cujos números praticamente não mudaram.
- O que aconteceu?
- As circunstâncias em que as pessoas desaparecem mudaram. Na URSS, havia uma chamada busca civil. A aparência de uma nova pessoa em um determinado lugar foi registrada pelo distrito, foi realizada uma contabilidade rigorosa do número de cidadãos. Hoje, sim, acontece que as pessoas perdem a memória, vão para hospitais e parentes não podem encontrá-las por um longo tempo. E o sistema de aplicação da lei, entretanto, reboca em correspondência oficial. A informação de que em algum lugar, digamos, encontrou um corpo não identificado, vai muito tempo, mesmo de uma área da cidade para outra, para não mencionar a interação a esse respeito entre as regiões. Mas o problema é diferente. Hoje, uma pessoa se transformou em uma mercadoria — você pode obter um resgate para ele, você pode pendurar um empréstimo nele, usá-lo como escravo, tomar posse de todos os seus bens. Indústrias criminosas inteiras se formaram em torno disso.
- Quais são os mais perigosos?
- Talvez aqueles em que as chamadas organizações não controladas tenham seu próprio interesse. Entre eles estão grupos satanistas. As pessoas que entram nelas têm interesses bastante mundanos, podem usar os adeptos atraídos para fins íntimos, selecionar suas propriedades sem parar diante de um crime Franco. Hoje, esses grupos são os mais massivos, tanto que é impossível estimar com precisão o volume de pessoas recrutadas para eles. A conta vai para milhares!
E, a propósito, há um equívoco de que os satanistas são pessoas de capuz sinistro que adoram os espíritos malignos e bebem o sangue dos bebês. Eu tive que enfrentar os fãs de Drácula. Em vez de sangue, esses amantes de efeitos especiais bebiam vinho do Porto. E, em geral, as seitas modernas, por via de regra, se escondem atrás dos sinais de vários cursos de ioga, purificação do karma e outras práticas espirituais. Esse é o principal perigo deles-mesmo que as pessoas percebam que foram apanhadas na rede, elas geralmente já são incapazes de resistir e avaliar a situação sobriamente. Não muito tempo atrás, por exemplo, os pais de Alexander K., de 23 anos, se voltaram para mim.eles estavam preocupados que o filho se retirasse, abandonasse seus hobbies e empregos, discutisse com velhos amigos. O tempo todo começou a passar em alguns cursos de ioga em um dos centros religiosos. Os pais se voltaram para a aplicação da lei, e eles não pensaram em nada melhor do que chamar o líder deste centro para uma conversa preventiva. Tais ações afastaram ainda mais o jovem da família. Um pouco mais, e ele teria desaparecido completamente da vista de parentes. A propósito, uma das principais tarefas dos líderes de tais grupos é discutir adeptos com familiares e amigos, concentrando a comunicação apenas dentro de um novo círculo de conhecidos. Tendo assumido esse negócio, descobri que o líder do grupo nunca tinha nada a ver com práticas espirituais — então, ele pegou os topos na Internet e Leu os livros. Então descobriu-se que o guru auto-nomeado já havia sido julgado por pequenas fraudes em sua terra natal, Omsk, chegou à capital e continuou a criar pessoas aqui. Por um longo tempo, não consegui descobrir em que o bem — estar financeiro dessa organização é construído-eles levaram apenas 150 rublos para as aulas, e eles foram para pagar o aluguel das instalações. A essência ficou clara para mim em dois meses: o líder levou dinheiro e muito grande, dos adeptos pela oportunidade de entrar em um certo círculo estreito de iniciados. Nas aulas, circulavam informações entre os alunos de que eles não apenas praticavam ioga, mas alcançavam alturas incríveis no autoconhecimento. E o homem é Como Funciona-tudo é pequeno para ele, então as pessoas procuravam comprar acesso ao conhecimento secreto. Eles caíram no grupo de eleitos, e então tudo estava na íntegra — e drogas leves na forma de incenso, e pressão psicológica, visando a submissão completa ao líder. Ao longo do caminho, descobri que o "professor" reunia hackers de computador ao seu redor. Com a ajuda deles, ele pretendia transformar fraudes financeiras. Reuni todas essas informações, dei aos meus pais e levei algo particularmente interessante para o FSB. Eles conseguiram a tempo — o cara já havia emitido um grande empréstimo para se tornar dedicado. Deve-se sempre ter em mente que esses grupos de liderança estão focados exclusivamente em lucrar com os adeptos, às vezes a qualquer custo.
- Como você tira as pessoas das seitas?
— Quando você sai para uma organização, não importa se é sectária ou não, muitas vezes verifica-se que nela 5-6 pessoas são procuradas. Nem sempre sou capaz de ajudar essas pessoas porque não posso tirá-las de lá à força. Transmito as informações para as agências policiais e informo ao cliente. Fotografo, por exemplo, uma pessoa desaparecida e venho a parentes. Então eu os levo para onde a pessoa desaparecida é encontrada, e eles e a polícia o levam. No entanto, há casos mais complexos. Uma dessas coisas que estou fazendo agora. Um certo traficante ilegal de armas, um russo de origem, foi julgado por suas atividades, mas saiu em liberdade condicional e decidiu mudar de perfil. Ele foi para a Alemanha, inventou seus próprios ensinamentos e formou um grupo local de adeptos de meninas, principalmente da Ucrânia, tornando-os uma ferramenta para obter empréstimos. Ou seja, as meninas fazem empréstimos para estudos em seu nome, mas o "professor"leva todo o dinheiro.